"A CARTA"

outubro 05, 2010 JAYR PENY 0 Comments

"A Carta" Acrílico sobre Cartão 90x74cm 2010
***OBRA VENDIDA***
Exposta na Marina Gallery na última exposição de férias no Algarve (sul de Portugal), essa Obra mostra o quanto Peny é seguro quanto a composição e a disposição dos elementos no seu trabalho. A figura central ligeiramente inclinada funciona com um eixo, uma coluna que suporta tudo que acontece a sua volta. A personagem está envolta nos seus pensamentos, pois o momento em  o quadro se refere é exatamente o momento a seguir da leitura da tal carta.

Em segundo plano uma outra figura sugerida que envolve-se na "névoa" em torno da figura central. (talvez um amante?) O azul profundo do vestido contrasta com os tons quentes em segundo plano. As mão como sempre, exercem um papel preponderante no significado da Obra  e também um tanto quanto enigmático como já se era de se esperar quando se trata das "mãos" pintadas nas Obras de Jayr Peny. Uma mão (direita) segura a carta, a outra repousa suavemente sobre a pélvis, o cruzamento dos braços também não está aqui por acaso.

Esta Obrá está completamente envolta numa atmosfera nostálgica, essa foi a intenção principal que levou Peny a pinta-la.