BIOGRAFIA

Jayr Peny nasceu em 12 1965 na cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
Logo muito cedo, incentivado pelos seus pais, desejou ser artista plástico para poder mostrar aos outros a sua forma de ver os coisas e o mundo, Iniciou então a sua carreira como Artista Plástico profissional em 1981, sua formação inclui; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Pintura) e Escola de Artes Plásticas Atelier Central (Desenho Artístico). Em Natal, realizou uma vasta Obra, sendo reconhecido pela crítica especializada como um dos Artistas mais coerentes com a sua Arte, Jayr Peny é sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Rio Grande do Norte e detentor da Grande Medalha de Prata da Sociedade Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro. Considera-se um “figurativista remanescente”, ao longo de sua carreira já realizou 44 exposições individuais nomeadamente em Portugal, Brasil, França e Estados Unidos da América.

Jayr Peny é membro efectivo da “Associação Artistas de França” pertencente ao Comité Europeu de Belas-Artes e Academia Cultural Internacional de Artes Plásticas”, com sede em Saint-Etienne, França, da “Sociedade Nacional de Belas Artes “ com sede em Lisboa, da Cooperativa Árvore no Porto, da Federação Internacional dos Artistas Plásticos com sede em Barcelona, Espanha.

Em 2001 o concelho geral da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências “Greci – Marino”, com sede em Vinzaglio, Itália, concedeu a Jayr Peny o prestigiado título de Académico Superior, e na histórica cidade de Florença em 2003, torna-se membro efectivo da mais antiga academia de Arte do mundo a “IL Marzocco”, e a associação “Galeria Centro Storico di Firenze” concede-lhe o “Premio Venezia Serenissima 2003”. Ainda em Itália, é galardoado com o prémio “Città di Milano, Duomo Art 2004”, e ainda nesse ano torna-se membro efectivo da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa.

Em 2006 após 17 anos, volta a expor no Brasil, a convite do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio grande do Norte. A exposição contou com a presença de nomes sonantes da elite cultura locais. Em 2008 Expõe novamente individualmente o seu trabalho em Lisboa na FirstGallery onde mostra a sua evolução e maturidade artística.

A sua Obra está representada em Museus, colecções particulares e públicas nomeadamente no Brasil, Portugal, Alemanha, Austrália, Inglaterra, França, Itália, Córsega e nos Estados Unidos da América. Actualmente reside no concelho de Sintra, em Portugal, onde consolida a sua Arte.

No âmbito das comemorações dos seus trinta anos de carreira, em 2012 e 2013 promove a iniciativa “Definitivamente Peny! Trinta anos de Arte” para assinalar a data. O evento contempla várias exposições, lançamento de duas serigrafias pelo Centro Português de Serigrafia, lançamento do jayrpeny.com, seu site oficial e a inauguração da Jayr Peny VIP Art´s Gallery em Lisboa, galeria exclusiva para a divulgação da sua Obra. La

Jayr Peny é considerado hoje um dos artistas mais criativos da sua geração.




Jayr Peny "O mais português dos artistas plásticos brasileiros"

Deixe a sua mensagem

Nome

E-mail *

Mensagem *